Governança

São órgãos da administração do IBTI:

  • Assembleia Geral
  • Conselho de Administração
  • Conselho Fiscal
  • Conselho Técnico-Científico
  • Diretoria

Assembleia Geral
É constituída pelos associados efetivos que estejam em pleno gozo de seus direitos estatutários. E presidida por um dos associados presentes. Reúne-se de forma ordinária uma vez por ano, e extraordinariamente sempre que convocada pelo diretor-presidente ou por no mínimo 1/5 dos associados. São competências da Assembleia Geral: Dar posse e destituir membros do Conselho de Administração e do Conselho fiscal, além de julgar os recursos interpostos contra decisões do Conselho de Administração e realizar alterações no Estatuto Social.

Conselho de Administração
Composto por cinco membros entre os associados do IBTI, eleitos pela Assembleia Geral... Todas as deliberações devem ser tomadas por no mínimo 1/3 dos integrantes. São algumas das competências do Conselho de Administração:

- Fixar o âmbito de atuação da entidade, para consecução de seu objetivo.
- Deliberar sobre as políticas, diretrizes e estratégias do IBTI, orientando a Diretoria Executiva no cumprimento de suas obrigações e responsabilidades.
- Aprovar contratos em geral, convênios e acordos de cooperação, propostos pela Diretoria Executiva.
- Aprovar os planos, programas, metas, diretrizes e estratégias e propostas da instituição, para assegurar o cumprimento de seus objetivos.
- Fiscalizar a gestão dos membros da diretoria e o cumprimento das diretrizes e metas definidas.

 

Conselho Fiscal
Composto por três membros titulares e igual número de suplentes. Todos devem ser preferencialmente versados em Ciências Contábeis, Administração, Direito ou Ciências Econômicas. Reúne-se uma vez por ano Todas as decisões deverão ser tomadas por maioria simples de votos observado o quórum de 2/3 de seus membros.

São algumas das competências do Conselho Fiscal:

- Fiscalizar o cumprimento dos deveres legais, estatutários e regimentais do IBTI;
- Apurar e apresentar aos órgãos superiores os atos condizentes aos objetivos e finalidades da Instituição;
- Apreciar contratos que tragam custos para o patrimônio da entidade.

 

Conselho Técnico-Científico (CTC)
Composto por 7 membros entre personalidades de destacada atuação e notório conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia, pesquisas, acadêmica, cultural, empresarial  . Sua função primordial e assessorar  o Diretor-Presidente na formulação do planejamento das atividades científicas, tecnológicas, inovadoras e a avaliação dos resultados alcançados. Reúne-se ordinariamente duas vezes por ano e extraordinariamente, sempre que necessário. . São algumas das competências do Conselho Técnico-Cientifico:

- Propor estratégias e ações para a plena execução dos objetivos do IBTI;
- Avaliar anualmente o desenvolvimento das atividades da Instituição, em seus aspectos técnicos, científicos, econômicos, industriais e de formação de recursos humanos;
- Propor ao Conselho de Administração a constituição de comitês de especialistas.

Diretoria
É constituída por um Diretor Presidente e um Diretor de Tecnologia e Inovação, eleitos pelo Conselho de Administração, entre profissionais de notória qualificação técnica e especialização.

A Diretoria tem como suas funções primordiais a responsabilidade de planejar, dirigir, administrar, cumprir o Estatuto e as deliberações do Conselho de Administração. Além disso, executa as estratégias e planos de atividades do IBTI, observando as políticas estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Ao Diretor Presidente, compete presidir a instituição, dirigir as atividades do IBTI, e assinar acordos, convênios e contratos de gestão, entre outras atribuições.

Ao Diretor de Tecnologia e Inovação, compete planejar e coordernar as atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação do IBTI.

Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI
Parque Tecnológico de Brasília Lote 04, Bloco B, 1º Andar 70.635-815 Brasília - DF

Pesquisar

+55 (61) 3045-2600
Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI
Parque Tecnológico de Brasília,
Lote 04, Bloco B, 1º Andar
70.635-815 Brasília/DF - Brasil